Em muitas academias de Jiu-Jitsu, é comum que durante as aulas os alunos façam perguntas que interrompem as demonstrações do professor com questionamentos do tipo “E se eu fizer isso…?”. No entanto, é importante que os alunos compreendam que a posição ensinada pelo professor é específica para aquela situação e momento, e que existem finalizações mais eficientes para outras posições. Questionar faz parte do aprendizado, mas é essencial ter a mente aberta para absorver novos conhecimentos.
Ao assistir às demonstrações e realizar perguntas construtivas, os alunos contribuem para a troca de ideias e para a compreensão das mecânicas dos golpes. Por outro lado, questionar apenas por questionar, sem tentar entender a técnica apresentada, não traz benefícios significativos.
Portanto, é fundamental que os alunos reflitam antes de questionar e estejam abertos para aprender com o professor, que dedicou tempo e estudo para preparar as aulas. Debate e reflexão são positivos, mas é importante valorizar a experiência e conhecimento do mestre. Mantenha-se receptivo às instruções e teste as posições antes de tirar conclusões precipitadas. Aprender é um processo contínuo e desafiador no Jiu-Jitsu.