Na última segunda-feira, dia 9 de setembro, o Clube Municipal, na Tijuca-RJ, foi palco de um importante encontro em prol das artes marciais. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, liderou a assinatura de um termo de compromisso que abordava diversos pontos de crescimento para os esportes de combate. Entre os compromissos assumidos por Paes estão: a criação de uma bolsa-atleta exclusiva para as artes marciais; a abertura de concurso público; a ampliação do projeto Escola de Lutas; a sede unificada das Federações de Lutas e Artes Marciais do RJ; a criação da Arena Oss e de uma Subsecretaria de artes marciais.
No encontro, estiveram presentes nomes importantes como Fabrício Xavier, presidente do SINDILUTAS, e Guilherme Sheleder, secretário de Esportes e Lazer do Município, além de Pedro Paulo, deputado federal pelo Rio, e o vereador que preside a Frente Parlamentar em Defesa das Artes Marciais. O prefeito Paes destacou a importância do compromisso assumido, ressaltando a necessidade do apoio da comunidade das artes marciais para fazer a diferença.
A Arena Oss, projeto que será desenvolvido com o objetivo de impulsionar os esportes e artes marciais, foi mencionada por Marcos Castro, presidente do SINDILUTAS, como um marco para a modalidade. O encontro também ressaltou o papel fundamental das artes marciais na sociedade, oferecendo disciplina, autodefesa e fortalecimento físico e mental para pessoas de todas as idades. Além disso, as artes marciais proporcionam um ambiente seguro para jovens em comunidades carentes, afastando-os de influências negativas e promovendo saúde e bem-estar.
Os pontos da carta de compromisso incluem a abertura de concurso público, bolsa-atleta exclusiva para artes marciais, ampliação do projeto Escola de Lutas, sede unificada das Federações de Lutas e Artes Marciais do Rio de Janeiro, criação da Arena Oss e da Subsecretaria de Artes Marciais. Para saber mais sobre a história do Rio de Janeiro nas lutas, acesse o link disponibilizado.